terça-feira, 10 de julho de 2007

Nova Lisboa (2)

O Coronel António Vicente Ferreira foi, entre 1926 e 1928, Alto comissário e Governador-geral da então denominada Colónia de Angola (até 1914 Colónia Portuguesa da África Ocidental, a partir de de 1951 Província Ultramarina de Angola) sucedendo no cargo ao Coronel Francisco da Cunha Rêgo Chaves, não muito após as nomeações do General Jose Mendes Ribeiro Norton de Matos.
Vicente Ferreira consolidou e impulsionou as obras dos seus antecessores numa perspectiva prioritária de desenvolvimento económico agro-pecuário da colónia, tendo sido responsável pela construção em Nova Lisboa do Laboratório Central de Patologia Veterinária de Angola, um dos mais importantes centros de investigação veterinária de África.
A cidade Nova Lisboa chamava-se Huambo (tal como actualmente), fundada por Norton de Matos a 12 de Agosto de 1912. Foi o próprio Coronel Vicente Ferreira que a baptizou de Nova Lisboa, ao decretar no tempo da sua governação, a transferência da capital de Luanda para Huambo (Boletim Oficial a 21 de Setembro de 1927), o que nunca veio a acontecer efectivamente.
Vicente Ferreira era um fascinado pelas características geográficas perfeitas, quer a nível orográfico, climático, geológico ou agrícola da localização do Huambo em plena savana do Planalto Central.
O laboratório e o seu excelente serviço de vacinação foram destruídos durante a guerra civil (após a independência do território). A estátua do Coronel Vicente Ferreira foi removida do pedestal (ver artigo publicado anteriormente neste Blogue, “Nova Lisboa (1)”).
Fotografia da estátua de Vicente Ferreira na década de 60 (autor não reconhecido)

Sem comentários: