segunda-feira, 16 de julho de 2007

Trabant P601 Hycomat

O Trabant Hycomat foi uma versão de Trabant equipada com um sistema de caixa de velocidades semi-automática. Na verdade a caixa de velocidades é igual ao dos restantes modelos, com a diferença no Hycomat de existir uma mola e um cabo na alavanca de câmbio que lhe faz o toque da embraiagem na mão ao invés do esforço no pé (ou seja, quando se empurra a alavanca, a mesma acciona a "soltura" do disco de embraiagem). Todavia, o pedal de embraigem está lá junto aos outros pedais (fixado com uma "gancheta", é possível soltá-lo e tornar o automóvel "manual" desactivando assim a embraiagem de mão). A alavanca de velocidades (junto ao volante, tal como os antigos Peugeot) é um pouco mais comprida do que nas versões "manual", o que dificulta os movimentos e roça no joelho direito do condutor(principalmente quando se "engata" a marcha-à-ré). O tablier também é um pouco diferente, mais básico e mais pequeno (Esta versão foi imaginada para uso de condutores portadores de deficiências motoras parciais, logo era lógica a redução das dimensões do tablier). O Hycomat tem também de diferente os discos de embraiagem e um sistema tipo "switcher" que retira a pressão hidráulica do sistema central da embraiagem no momento em que se abre o "capot" (de modo a evitar que o veículo atropele o "mecânico" se acidentalmente alguma mudança estiver engatada e ele se recorde de acelerar o motor com as mãos no cabo ou junto do carburador enquanto trabalha) e também, tal como nos automóveis de caixa automática modernos, a ignição não funciona quando alguma mudança está engatada.
A caixa do Hycomat é semi-automática porque todas as mudanças (4) têm que ser colocadas com o movimento da mão, diferente das caixas automáticas actuais que têm a D (driving), R (reward), P (parking) e N (neutral), já para não falar de sistemas Step, Sport e opções de controlo manual integradas (a Land Rover brilha nessas tecnologias onde ainda existem as "baixas" e as "altas" por causa dos binários).
Para se conhecer a história do Trabant, não há nada melhor do que consultar a página www.trabirent.com, que apresenta uma breve descrição do automóvel e da sua origem (em inglês).
O modelo apresentado nas fotos é um Trabant P601 Hycomat de 1989, motor a 2 tempos de 600cc e 26 cavalos de potência. Matriculado na Hungria (país que conta actualmente com a maior quantidade de Trabants em circulação) com os seus cerca de 105.000 km já percorridos, está impecável por dentro e por fora e já actualizado com catalisador.
Digno de curiosidade... o catalisador é mais caro do que o preço médio que um Trabant P601 pode valer, razão pela qual, não saindo aprovados na inspecção periódica (na rubrica de emissão poluente), a maior parte "encosta" ao abandono ou é vendido a "sucateiros" que os desmontam e revendem algumas peças.
Somente os "apaixonados" pelo P601, tal como James Stuart, consideram sensato "investir" montantes superiores a dez vezes o valor comercial do automóvel de modo a mantê-los em rodagem.
O sucessor do P601, o modelo 1.1 fora a partir de 1989 e até 1991 (momento do encerramento da fábrica de Zwickau, na antiga República Democrática Alemã) equipado com um motor a 4 tempos (do antigo VW Polo) o que garante alguma "longevidade" ao Trabant pelas estradas da Europa central.

4 comentários:

Moura ao Luar disse...

A semana passada estive numa exposição de carros antigos, hihi engraçado ver os autmóveis em que se circulava há decadas atrás ;-)

LeonorBarros disse...

Lindo! :-)

Unknown disse...

Caro James

Espectacular! Dá-me ânimo para desmontar mais uma ou duas peças do meu 2CV!

Por a há Vespas antigas para restauro?

Há por aí muitos Trabant Station Wagen?

james stuart disse...

"Zé Ninguém" fez-me rir...
"Trabant Station Wagen"... ah ah ah... isso é um nome muito fino para um Trabant Kombi!
Sim, Trabant "carrinha" é muito comum... talvez 40% dos Trabant sejam Kombi... nao tem diferença de preço sequer. Um P601S em razoável estado, inspeccionado (significa que já foi colocado o catalisador) pode custar uns 400 Euros. Sem o catalisador e sem a inspecção custa metade... mas tem que estar impecável. Se estiver com mau aspecto (rafeiroso) e com os pneus já um bocado gastos (mas com o motor a funcionar bem), custará metade dessa metade (100 euros), mas em todos os casos tem que ser entregue com o depósito cheio e líquido de pára-brisas, caso contrário valerá menos uns 50 euros...
Vespas e outras motas antigas quase nao existem, só dessas modernas.