segunda-feira, 2 de julho de 2007

Helsinki

Capital de Suomi, ou seja Finlândia, Helsínquia é a maior cidade do país com os seus cerca de 560 mil habitantes.

Helsínquia foi fundada em 1550 pelo Rei Gustav I da Suécia. Apesar das inúmeras fortalezas estabelecidas no terrítório a partir do século XVIII de modo a proteger o reino dos seus inimigos, Helsínquia caiu nas mãos dos russos em meados do século XIX, tornando-se apenas e pela primeira vez capital da Finlândia quando esta passa a ser independente a partir de 1917.

Apesar dos 700 anos de domínio sueco sobre o território, a Finlândia não perdeu a sua identidade cultural, principalmente no que toca ao idioma, que não estando relacionado na origem com as línguas dos restantes povos escandinavos, em afinidade com o estónio partilha uma semelhança com a língua Magyar (porque as origens das tribos húngaras são as mesmas das finlandesas e estónias).

Em termos de arquitectura Helsínquia tem pouco relevo dentro do estilo neoclássico (afinal a cidade conta somente com pouco mais de 450 anos de existência), está à vista que o mais interessante é mesmo a oposição de duas civilizações que se substituiram no poder do território, demonstradas por um lado com a catedral luterana (1830-1852) de estilo neoclássico e por outro com a catedral ortodoxa russa (1868) desenhada por Alexander Gornostayev.

O porto de Helsínquia, desde o navio que segue para Estocolmo.

1 comentário:

CAP CRÉUS disse...

Quando lá estive adorei e disse que iria lá voltar,agora talvez com mais luz!