segunda-feira, 2 de julho de 2007

Torre Eiffel

Após a participação na concepção da estrutura metálica da Estátua da liberdade que a França ofereceu aos Estados Unidos da América (por altura da comemoração do centenário de sua independência) em 1886, Alexandre Gustave Eiffel (1832-1923) dedicou-se a um projecto grandioso para a exposição universal de 1889 em Paris, também celebração dos cem anos da Revolução Francesa, uma torre metálica com 300 metros de altura. Nessa altura a sua carreira já apresentava um “curriculum” respeitável, tendo sido o projectista do viaduto de Garabit sobre o rio Truyère, em França (a ponte mais alta do mundo, em 1882), da ponte D. Maria Pia na cidade do Porto e da ponte dupla de Viana do Castelo (ambas em Portugal), também projectista da ponte de Triana em Sevilha, Espanha.
Mas Paris era e continua sendo aquela cidade onde qualquer profissional ou artista se consagra e se projecta internacionalmente de um modo menos efémero, a Cidade-luz.
Na verdade a idéia da torre metálica que encontramos hoje em Paris, havia sido proposta anteriormente por Gustave Eiffel ao município de Barcelona por motivo da então exposição universal prevista para 1888 nessa cidade, tendo sido rejeitada por diversas razões a ver com estética e custos.
O projecto da Torre Eiffel foi então aceite pela organização da Exposição mundial de 1889 (após resultado favorável no concurso público aberto em 1 de Maio de 1886 pelo ministro do comércio e indústria Édouard Lockroy) com o propósito de demonstrar o domínio da França (na época) em termos de tecnologias da construção de estruturas metálicas. Originalmente a torre seria uma estrutura temporária a ser desmontada no final da exposição.
Quando foi construída e até 1930 (com a inauguração do edifício Chrysler em New York) a Torre de Paris era a estrutura mais alta do mundo, pesando 7.300 toneladas (hoje pesa umas 10.100 graças aos restaurantes, serviços turísticos e aparelhagem de telecomunicações entretanto instalados) e composta por 18038 peças metálicas ligadas por meio de 2.500.000 rebites, implantada em Champ-de-Mars, no 7º Bairro junto ao rio Sena.
Imaginada por Maurice Koechlin e Émile Nouguier, respectivamente chefes do gabinete de estudos e do gabinete de métodos da Eiffel & Cie, a participação do arquitecto Stephen Sauvestre foi fundamental em termos da estética A construção durou 2 anos, 2 meses e 5 dias exactamente, entre 1887 e 1889, com a participação de 250 operários (somente faleceu um funcionário por acidente de trabalho, mas na instalação dos elevadores), tendo sido oficialmente inaugurada em 31 de Março de 1889 (apesar de aberta ao público somente a 6 de Maio do mesmo ano).
Em 1889 foi instalada uma pequena estação de observação meteorológica, em 1898 uma ligação telefónica hertziana (entre a torre e o Panthéon, a 4 quilómetros de distância), em 1903 um sistema militar de telégrafo sem fios (T.S.F.) que se tornou de utilização civil desde 1920 e a partir daí emissores de rádio e posteriormente de televisão.
Se na primeira década do século XX a população parisiense demonstrou um grande descontentamento pela permanência da estrutura na cidade e daí a consideração governamental para a sua demolição, foi no entanto a potente antena de T.S.F. então instalada no local que permitiu aceder a algumas comunicações militares alemãs durante a I Grande Guerra mundial, o que contribuiu para uma posterior decisão de permanência da torre visada na utilidade da mesma.
A manutenção desta torre inclui a aplicação de cerca de 50 toneladas de pintura a cada 5 anos de modo a protegê-la da corrosão, sendo frequente a mudança de côr (originalmente era amarela) por meio de um sistema de votação a que o público pode aceder (no primeiro piso) dentro de uma gama pré-determinada (as tonalidades possíveis e disponíveis estão directamente relacionadas com efeitos térmicos sobre o metal).
A Torre Eiffel, actualmente com 324 metros de altura (devido à instalação de uma antena de rádio), é o edifício mais visitado do mundo (estimativa ronda os 220 milhões de visitantes até hoje, com uma média actual de 6 milhões de visitas por ano) embora tal magnitude de atracção turística somente se tenha tornado expressiva a partir de 1960.

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